• Stephany Locatelli

Raio X do Brasileirão: briga pelo título, vaga na libertadores e corrida contra o rebaixamento

O Campeonato Brasileiro está na sua reta final. Faltando apenas duas rodadas, que serão disputadas já nessa semana, o campeonato ainda não está definido: tem briga pelo título, tem disputa por uma vaga na Libertadores e times tentando fugir da sombra do rebaixamento. Com tantos caminhos em aberto fica até difícil acompanhar. E foi pensando nisso que o Futebol por Elas separou para você todas as informações essenciais para acompanhar as últimas rodadas do Brasileirão 2020/21 e claro, ficar na torcida para o seu time.


Foto: Portal Morada

Briga pelo título

O Internacional lidera o Campeonato Brasileiro com 69 pontos e logo na sequência temos o Flamengo com 68. Ambos vivíssimos na briga pelo título e com confronto direto pela frente. Neste domingo, os dois times entram em campo para a “final” dos pontos corridos. Caso o Colorado consiga os três pontos será matematicamente campeão. Em caso de vitória rubro-negra, a decisão fica aberta e só conheceremos o campeão na última rodada quando o Internacional enfrentará o Corinthians e o Flamengo pegará o São Paulo.


E por falar no tricolor... O São Paulo até na última sexta-feira (19) ainda tinha chances de título. Mínima? Sim! Mas, o torcedor ainda alimentava 1% de esperança já que o tricolor somava até então 62 pontos e com um jogo a menos tinha em disputa nove pontos, bastaria vencer todos os seus três jogos restantes e contar com uma combinação de resultados de Inter e Flamengo para ser campeão. Uma missão que era praticamente impossível. E, a esperança tricolor teve fim após o empate com o Palmeiras em 1 a 1. Vale ressaltar, porém, que mesmo não podendo mais ser campeão, uma vacilada do São Paulo nas duas últimas rodadas pode colocar em risco a vaga direta para Libertadores já que Fluminense, em quinto lugar, soma 60 pontos. O mesmo alerta vale para o Atlético Mineiro que soma 62 em quarto. O São Paulo enfrentará Botafogo e Flamengo na sequência, enquanto o Galo joga contra Sport e Palmeiras.


Sonhando com a Libertadores

Se de certo modo algumas equipes não conseguiram brigar por coisas maiores durante a competição, sonhar com a Libertadores pode ser algo alcançável. A grande expectativa é que a final da Copa do Brasil ajude os times do meio da tabela abrindo uma vaga a mais, ou seja, que a oitava colocação garanta mais uma equipe na pré-libertadores. Por quê? É bem simples: todo ano as quatro primeiras equipes do Campeonato Brasileiro garantem vaga direta na fase de grupos da competição; o quinto e sexto colocado tem a chance de disputar as eliminatórias (conhecida também como pré-libertadores).


Neste ano, porém, com o Palmeiras tendo sido o campeão da competição continental e garantindo a vaga direta e estando entre os seis primeiros colocados “abre-se” uma vaga a mais, de modo que o sétimo colocado também se classifica para as eliminatórias. Lembra que foi dito do sonho da tal oitava vaga? Pois bem, o campeão da Copa do Brasil também garante vaga direta na competição e a final deste ano será entre Palmeiras (que já tem vaga garantida) e Grêmio que está entre os sete primeiros. Independente de quem ganhe, se o vencedor estiver entre os sete primeiros a oitava vaga é aberta. A única exceção é caso o Grêmio seja o campeão, mas perca posições no Brasileirão e termine no oitavo lugar ou abaixo dele.


Agora que já entendemos essa situação de vagas e possíveis vagas, vamos aos times que estão na disputa. O primeiro é o Santos que com 53 pontos ocupa o oitavo lugar tendo ainda jogos contra o Fluminense neste domingo e Bahia na última rodada. Em nono com 50 pontos vem o Athlético Paranaense que enfrentará o Grêmio neste domingo e o Sport na 38° rodada. Corinthians e RB Bragantino em décimo e décimo primeiro, respectivamente, com 49 pontos também mantem o sonho vivo. O alvinegro tem pela frente o Vasco e o atual líder Internacional.


Já o time de Bragança pega o Goiás e o Grêmio. Entretanto, tudo pode se resolver já nesta rodada: Caso o Santos vença o seu jogo, Corinthians e RB Bragantino matematicamente já não possuem mais chances de se classificarem mesmo que vençam seus dois jogos restantes. E ainda com esse resultado de vitória santista, o Athlético precisa obrigatoriamente vencer para ainda sonhar com a vaga. Caso contrário o Santos já garantiria, no mínimo, o oitavo lugar não podendo mais ser ultrapassado por ninguém. Porém, com uma derrota santista todos ainda podem sonhar com a posição se tiverem sucesso em seus respectivos jogos.


Rebaixamento

A briga para escapar do rebaixamento está maluca! Tem muito time com risco de cair e muita coisa pode acontecer nessas duas rodadas decisivas. Se liga: Sport, Fortaleza, Bahia, Vasco e Goiás. Cinco times e ainda restam duas vagas para a tenebrosa Série B. Vaga essa que ninguém quer, mas dois times já garantiram passagem para ela em 2021: Botafogo e Coritiba.


Vamos começar pelo Sport que na décima quarta posição possui 42 pontos. O time da Ilha do Retiro tem pela frente Atlético Mineiro e Athlético. Mesmo não tendo mais chances de título, o Galo joga para terminar o mais alto possível na tabela, enquanto o Furacão como já dito briga por uma vaga na Libertadores. Na sequência vem o Fortaleza com 41 pontos que enfrenta o Bahia e o Fluminense. O Fluminense ainda sonhando com um possível G4 caso tenha tropeços a sua frente. Já o Bahia, que também está na corrida contra o rebaixamento, vem logo atrás com 38 pontos, ou seja, teremos aí um confronto direto. Vasco e Goiás abrem o Z4 com 37 e 36 pontos, respectivamente. Neste domingo, Vasco jogará contra o Corinthians. Enquanto o Goiás pega o RB Bragantino. E na última rodada ambos se enfrentam. Mais um confronto direto na tabela.


Ou seja, está todo mundo brigando por algo e ninguém quer ficar para trás. O Brasileirão promete pegar fogo nas últimas rodadas. Quem vai conseguir alcançar seus objetivos, hein?

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle