• Anna Virginia

Relembre o que ainda está em disputa no Campeonato Mineiro

O Campeonato Mineiro retorna neste domingo (26), quando serão realizadas seis partidas pela 10ª rodada. A competição, que está paralisada há mais de quatro meses por causa da pandemia do novo coronavírus, terá mais duas rodadas antes da disputa da fase mata-mata. Na reta final da primeira fase, ainda haverá briga contra o rebaixamento e por vagas na semifinal e no Troféu Inconfidência - torneio que será disputado pelas equipes que ficaram da quinta à oitava posição.


Foto: Divulgação/FMF

O líder do campeonato, América, já está garantido na semifinal com 21 pontos e o Coelho ainda pode assegurar a primeira colocação. Para isso, precisa vencer o Atlético no final de semana e torcer por derrota do vice-líder Tombense diante do Coimbra. Com 20 pontos, a equipe de Tombos também já está com a classificação para a semifinal encaminhada - basta empatar um dos dois jogos restantes - e pode, ainda, pular para a primeira posição na próxima rodada em caso de empate entre América e Atlético.


Em terceiro lugar, o Atlético também pode assumir a ponta da tabela no próximo domingo. O time treinado por Sampaoli precisaria vencer o América e esperar um tropeço do Tombense. Já para avançar até a semifinal, é suficiente conseguir mais uma vitória.


Quem pode ficar de fora da fase mata-mata do campeonato mineiro pela primeira vez em sua história é o Cruzeiro. A equipe - que terá a estreia do treinador Enderson Moreira no final de semana - ocupa a quinta posição na tabela, com 14 pontos, atrás da Caldense, que tem 17. Em duas partidas, o Cruzeiro precisará lutar para passar a Caldense, que possui uma vitória a mais e maior saldo de gols do que o time da capital - 6 a 2. Na última rodada, as equipes se enfrentam. No entanto, o Cruzeiro pode chegar lá já desclassificado. Isso acontecerá se, no próximo domingo, o time celeste perder para a URT e a Caldense vencer ou empatar com o Tupynambás, lanterna da competição.


Outro time com chances de chegar à semifinal é o Patrocinense, sexto colocado com 12 pontos. As chances, no entanto, são muito pequenas já que a equipe de Patrocínio só pode chegar aos 18 pontos no campeonato, pontuação do atual terceiro colocado, Atlético. O próximo adversário do Patrocinense é o Boa Esporte, equipe que luta contra o rebaixamento ao lado de Coimbra, Villa Nova e Tupynambás.


A situação na parte de baixo da tabela está desesperadora para o time de Juiz de Fora, Tupynambás, que soma apenas três pontos no campeonato, com três empates e 15 gols negativos de saldo. Para escapar do rebaixamento, precisará de um milagre: terá que vencer os dois jogos restantes e torcer para tropeços de todos os três adversários diretos.


Com uma vitória, o Boa Esporte - que tem oito pontos - já fica livre matematicamente do rebaixamento. O Villa Nova, com 4 pontos, e Coimbra, com 7 pontos, se enfrentam na rodada final. Assim, é possível que o Villa Nova escape do rebaixamento alcançando o mesmo resultado que o Coimbra neste domingo e vencendo o confronto direto no último jogo.


Já o Troféu Inconfidência pode contar com a participação de todos os times que atualmente ocupam da segunda à décima posição na tabela. Os times que certamente disputaram o torneio são Uberlândia, que tem 11 pontos e URT, também com 11 pontos. Ambas já não tem chance de chegarem à semifinal e também não brigam contra o rebaixamento.


Confira os próximos confrontos:

10ª RODADA

Uberlândia x Villa Nova, às 10h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia

Patrocinense x Boa Esporte, às 10h, no Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio

Cruzeiro x URT, às 11h, no Mineirão, em BH

Tupynambás x Caldense, às 16h, no Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas

América x Atlético, às 16h, no Independência, em BH

Coimbra x Tombense, às 21h30, no Independência, em BH

11ª RODADA

Tombense x Uberlândia, às 21h30, no Almeidão, em Tombos

Caldense x Cruzeiro, às 21h30, no Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas

Boa Esporte x Tupynambás, às 21h30, no Melão, em Varginha

Atlético x Patrocinense, às 21h30, no Independência, em BH

URT x América, às 21h30, no Zama Maciel, em Patos de Minas

Villa Nova x Coimbra, às 21h30, no Castor Cifuentes, em Nova Lima

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle