• Mariele Gasparin

Retorno do futsal: quais as medidas adotadas?

A Liga Nacional de Futsal (LNF) retornou no último fim de semana. A competição nacional, que era para ter iniciado no mês de março, precisou se readequar para que as partidas pudessem ser realizadas após a parada de cinco meses. Nas quadras, muitas coisas estão diferentes, principalmente pelo fato de precisar respeitar as regras governamentais de cada cidade onde acontecem os jogos. Além de todas as novas regras de higiene no pré e pós jogo, a vida dos atletas também está diferente.


Em Erechim, o Atlântico fez algumas alterações, "antes os atletas chegavam 1h30min antes do jogo e tinha tempo de falar com todos no vestiário, hoje isso é feito durante a semana nos treinamentos", destaca o goleiro Leonardo Felipe. Outro ponto destacado pelo atleta está a entrada dos jogadores em quadra em dia de jogo. "Desde a chegada no ginásio onde não pode ser junto das duas equipes, até a entrada dos jogadores em quadra, que antes entrávamos todos juntos de mão dadas e agora entram apenas os 5 iniciais e afastados. Também mudou a normalidade do vestiário, agora não pode entrar todo mundo juntos", salienta.


Foto: Edson Castro / Atlântico

Segundo o jogador, o treinamento em dois turnos está normalizado nesse momento. O uso da máscara é obrigatório na academia, mas em treinos dentro da quadra é possível ficar sem o utensílio após permissão da prefeitura do município. Neste tempo de parada, os jogadores que eram de outros Estados retornaram às suas cidades - pernameceram na Capital da Amizade apenas os atletas que já residiam no município ou aqueles que vieram de Estados mais distantes, como o caso do goleiro Jackson e o ala Cléber - que são do Nordeste.


A questão de higiene e limpeza é fundamental para o clube e é controlada rigorosamente, a temperatura e oxigenação dos atletas são controladas diariamente além do uso obrigatório do álcool gel. “Agora que o futsal voltou a expectativa é a melhor possível, com a dedicação do grupo nós acreditamos que com muito esforço o ano será produtivo. ”, finalizou o goleiro. O próximo jogo do Atlântico pela Liga será nesta quinta-feira (27), diante do Blumenau, ás 18h.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle