• Karoline Tavares

Sem jogos, estádios viram hospitais para tratar Coronavírus pelo Brasil

Atualizado: há 4 dias

Pacaembu, Maracanã, Morumbi, Presidente Vargas, Arena da Baixada, Arena Corinthians, Vila Belmiro, Allianz Parque, para nós, torcedores de futebol, têm em comum o fato de serem estádios que já receberam jogos históricos, nas mais diversas competições. Porém, neste momento, algo mais os une: clubes e governos estaduais responsáveis pelas respectivas administrações disponibilizaram os espaços como um local a mais para o tratamento de pessoas infectadas com a Covid-19.

Não apenas os estádios, como também centros de treinamentos e estruturas adjacentes de clubes de futebol foram colocadas à disposição das autoridades e responsáveis pela saúde nos estados do país.


Em São Paulo, o estado com mais casos da doença no país (e que até o fechamento deste texto tinha mais de 4 mil casos confirmados e 219 mortes por Covid-19), o Pacaembu recebeu 200 leitos para pacientes que tenham coronavírus. Segundo o prefeito da capital paulista, Bruno Covas, o tempo médio de permanência dessas pessoas será de 10 a 14 dias, até se recuperarem e poderem ir para casa. São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos (no interior) dispuseram os respectivos estádios e CTs para o mesmo fim.

No Rio de Janeiro e no Ceará, segundo e terceiro estados com maior número de casos, respectivamente, os estádios Maracanã e Presidente Vargas, além do Nilton Santos (disponibilizado pelo Botafogo), do CT Ribamar Bezerra (do Fortaleza) e dos alojamentos da Cidade Vozão (Ceará) também foram cedidos. O Maracanã receberá 400 leitos que ficarão onde era o estádio de atletismo Célio de Barros, e o PV terá 204 leitos, sem Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Times e administrações privadas de outros estados, como Curitiba, Bahia, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Roraima fizeram o mesmo, e mais clubes continuam seguindo o exemplo, enquanto durar a pandemia. Assim como em sua gênese, o futebol mostra, com isso, o caráter social indissociável de seu conceito.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle