• Paula Delgado

Túnel do tempo: 11 anos do penta tri carioca rubro-negro

Atualizado: Jul 24

Há exatos 11 anos o Flamengo conquistava o penta tri carioca de 2009. Como diz o ditado "se não for sofrido, não é Flamengo", esse título veio na cobrança de pênaltis.


Em 2007 e 2008, Flamengo e Botafogo se enfrentaram na final do campeonato carioca. Em 2009 não poderia ser diferente, os dois mais uma vez se encontraram para disputar a taça estadual. Nos dois anos anteriores rubro-negro carioca levantou a taça e em 2009 o passado se repetiu mais uma vez.


O Flamengo, comandado por cuca, abriu o placar no primeiro tempo com dois gols de Kléberson, um aos 19 minutos e o outro 38 minutos. Para os flamenguistas que acreditaram que a vitória já era certa, o futebol trouxe uma surpresa.


O Botafogo, com Ney Franco como técnico, foi em busca do placar e somente no segundo tempo conseguiu abrir o marcador. O primeiro gol veio de Juninho, aos 16 minutos, e o segundo logo em seguida com Túlio Souza, aos 18 minutos.


Esse cenário levou a final do campeonato carioca para a disputa mais cruel para os amantes de futebol: os pênaltis. E nesse teste para cardíaco, todos nós já sabemos o final.


Os corações flamenguistas não sofreram tanto, apesar de terem visto Botafogo empatar a partida. Na cobrança de pênalti, com um placar de 4 a 2, o Flamengo venceu com duas defesas do, na época, goleiro Bruno. E então os rubro-negros cariocas puderam levantar a taça.


Neste ano o Flamengo ultrapassou o Fluminense com o maior número de títulos do Campeonato. O tricolor carioca tinha 30 taças, e o Flamengo alcançou o número de 31 títulos.


Outro dado interessante foi o número de torcedores no Maracanã naquela decisão. Estavam nas arquibancadas 78.393 torcedores, que trouxeram uma renda de quase R$ 2 milhões de reais. Enquanto o campeonato carioca de 2019 não retorna para os gramados, nós ficamos com essa lembrança do título de 2009.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle