Venho do Bairro da Azenha: quase cem mil gremistas comemoraram a derrota do Imortal

Atualizado: Jul 24

A Taça de Ouro (atual Campeonato Brasileiro) de 1981 teve o Grêmio como o grande campeão. Foi a primeira vez que uma equipe gaúcha conquistou o título da competição. Foram 14 vitórias, sete derrotas e dois empates, mas antes da equipe de Baltazar vencer o São Paulo na grande final, o torcedor gremista teve uma alegre decepção. Na semifinal da competição, um grande adversário, a Ponte Preta. No primeiro jogo, o Grêmio obteve uma vitória por 3 a 2, e a grande decisão seria no velho casarão gremista: o Estádio Olímpico.


A década de 70 não foi muito feliz para os torcedores gremistas. Apesar de quebrar a hegemonia do co-irmão em 1977, o Grêmio tinha a primeira decisão nacional de sua história. O sonho de tornar-se campeão estava próximo. Faltava apenas um jogo, 90 minutos, e nada poderia terminar a classificação gremista. A expectativa aumentava ainda mais pela vaga na Libertadores da América, e naquela época sabíamos que disputar a competição não era nada fácil. O saudoso Hélio Dourado convocou a torcida, que atendeu aos pedidos e, em peso, mais de 98 mil gremistas compareceram no Estádio Olímpico.


O domingo de 26 de abril de 1981 será inesquecível para os tricolores, pois foi o dia que transformaram o Olímpico em um caldeirão azul, preto e branco. Mas o que seria momentos de alegria, se transformaram em tensão. Aos 20 minutos do primeiro tempo, o gol da Ponte Preta aconteceu, resultado que deixou a torcida nervosa, pois se saísse mais um gol do time paulista, a vaga para a tão sonhada final ficaria com o adversário. Mas o Grêmio não se entregou, segurou o placar e, ao fim dos 90 minutos, a torcida tricolor pôde comemorar. Resultado amargo, mas que colocava o Grêmio de Baltazar na tão sonhada final. O caminho até o tão sonhado título brasileiro foi como conhecemos. Sofrido, tenso, suado, mas com cara de Grêmio.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle