• Taísi Sorrini

Vinte times irão disputar pelo título na Copa Paulista

Na última terça-feira (13), a Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou o

Conselho Técnico da Copa Paulista, divulgando detalhes da competição na temporada 2020.


A Copa Paulista desse ano durará exatamente 59 dias, segundo informações divulgadas pela FPF em videoconferência na última terça-feira (13). A competição terá seu pontapé inicial em 4 de novembro, sendo encerrada em 23 de dezembro. A decisão por uma temporada mais enxuta se deu por conta da pandemia de Coronavírus, que alterou drasticamente o calendário do futebol paulista em todas as suas divisões.


Os 20 times do estado de São Paulo brigarão durante esses quase dois meses por uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D ou Copa do Brasil de 2021. Cabendo ao campeão decidir por aquela que mais lhe agrada, restando ao vice a vaga não pleiteada.


Os clubes serão divididos em 5 grupos regionalizados, sendo que cada chave contará com quatro times. As três equipes que mais somarem pontos em cada grupo, após jogos de turno e returno, seguirão para a próxima fase. O melhor quarto colocado entre todos também avançará na competição. E assim, definidos os clubes da segunda etapa, as oitavas, quartas, semis e final serão disputadas em partidas de ida e volta.


Os grupos foram divulgados ontem (14). E há uma enorme expectativa em relação às participações de Botafogo e Comercial, que, provavelmente, presentearão seus torcedores com o ilustre Come-Fogo no decorrer do campeonato. Os times de Ribeirão Preto não se enfrentam desde 2014, ocasião em que o Pantera venceu o rival na Copa Paulista.


Na mesma situação, estão Guarani e Ponte Preta, que possivelmente promoverão o concorrido dérbi campineiro. Ou seja, essa Copa Paulista, apesar de curta, promete grandes emoções!


Fonte: Divulgação (Federação Paulista de Futebol - FPF)

Finalmente, seguindo o protocolo de saúde, também por conta do Covid-19, outra ação mencionada pela Federação para adequação da modalidade ao “novo normal”, será a testagem semanal dos atletas pertencentes aos times que competirão na temporada. Garantindo, assim, segurança aos jogadores, comissão técnica e seus familiares.


Os times e grupos da Copa Paulista de 2020 são:

1: Botafogo, Marília, Novorizontino e Rio Preto; 2: Atibaia, Comercial, Ferroviária e Velo Clube; 3: Inter de Limeira, Audax, Primavera e XV de Piracicaba; 4: Juventus, Ponte Preta, Portuguesa Santista e São Bernardo; 5: Portuguesa, Nacional, Guarani e Água Santa.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle